Recurso para prova discursiva do CNU: saiba como elaborar recurso para o Bloco 3
- Paula Pimentel
- 6 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Um concurso de grandes proporções como o CNU, organizado pela Cesgranrio, exige uma atenção redobrada do candidato na hora de elaborar o recurso para revisão da nota da prova discursiva.
Nesta postagem, vamos abordar o que o candidato do Bloco 3 - AMBIENTAL, AGRÁRIO E BIOLÓGICAS deverá observar na hora de elaborar seu recurso contra a nota preliminar da sua prova discursiva.
É vital que o candidato saiba elaborar o recurso seguindo as regras previstas no edital para que o seu recurso não seja desconsiderado.
Conforme consta no edital do Bloco 3, será eliminado o candidato que obtiver nota zero na prova discursiva, sendo que será considerado zerada a nota daquele candidato que:
a) Escrever sua resposta a lápis;
b) Se a resposta dada tiver com número de linhas inferior ao mínimo estabelecido (35 linhas);
c) Fugir ao tema proposto;
d) Apresentar texto com letra ilegível ou sob forma de desenho.
A nota será composta de dois critérios: 50% referente ao domínio e respostas do tema específico e 50% referente ao domínio da língua portuguesa.
Quanto ao domínio do tema específico, os candidatos do Bloco 3, considerando os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil e a Política Nacional sobre Mudança Climática – PNMC (Lei no 12.187/2009), deveriam apresentar um texto dissertativo de 35 a 40 linhas abordando criticamente e de modo fundamentado obrigatoriamente os seguintes aspectos:
a) A relação entre mudança climática e produção agrícola, e o quanto elas se afetam mutuamente;
b) Um dilema a ser enfrentado pelas Políticas Públicas de um país em desenvolvimento, no contexto da chamada “Tragédia dos Bens Comuns”, ou simplesmente “Tragédias dos Comuns”, e os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil;
c) Uma ação indicada para que o setor agrícola possa reduzir sua contribuição às mudanças climáticas e a explicação de como se dará essa redução.
Já em relação ao domínio da língua portuguesa, serão avaliados os conhecimentos ortográficos e gramaticais adequados à norma-padrão e textuais. Ou seja, se a resposta dada apresentou introdução, desenvolvimento e conclusão, além da coerência e coesão do texto.
Lembrando que, caso a questão receba nota zero quanto aos conhecimentos específicos, não será avaliada a prova discursiva como um todo.
Os recursos para as provas discursivas do CNU deverão ser dirigidos à banca examinadora, sendo que o candidato terá apenas até o dia 09/10/2024, para protocolar seu pedido de revisão de nota.
Será considerado indeferido, independentemente do conteúdo do recurso, o pedido de revisão do candidato que apresentar em seu texto, qualquer sinal que de alguma forma, possibilite sua identificação. O resultado final dos recursos de revisão as notas das provas discursivas serão apresentados dia 17/10/2024.
Nós sempre indicamos que o candidato procure um profissional especialista na elaboração de recursos de provas discursivas para que aumente a chance de que seu recurso seja apreciado bem como tenha possibilidade de aumento da sua nota.
Caso deseje fazer uma cotação conosco, entre em contato por meio do nosso whatsapp comercial o mais breve possível, porque devido ao prazo de apenas 02 dias, o número de recursos elaborados por nossa equipe será limitado.

header.all-comments